Uso da palavra "Sur"

Olá, boa tarde a todos. Primeiramente gostaria de parabenizar o site pelo ótimo conteúdo. Sou novo por aqui e gosto muito da língua francesa e minha primeira dúvida é a respeito do uso da preposição "sur". Antes de tudo queria dizer também que aqui no site (não no forum) há um tópico a respeito deste mesmo assunto, porém eu não consegui sanar minhas dúvidas com ele. Queria saber em quais ocasiões devemos usar tal preposição. Ao pé la letra (sei que não é bom entender as palavras nesse sentido) ela representa uma preposição que indica que uma coisa está sobre ou acima de outra, mas nós sabemos que ela não é usada unicamente nesse sentido e é justamente para essas outras ocasiões que estão concentradas minhas dúvidas. Queria saber se essa preposição deve ser usada em concordancia de gênero com a palavra que a segue, por exemplo:

- Bienvenue sur mon pays (masculino);
- Bienvenue à ma ville (feminino).

Essas frases estão corretas? A preposição "sur" pode representar, em português, nossa preposição "ao"? (Acredito que sim em alguns casos); no entanto, seria correto afirmar que nunca se deve usá-la depois de verbos de movimento? Como por exemplo o verbo aller:

- Je vais au supermarché (au ao invés de sur)

E para finalizar, gostaria de informações sobre como usar a preposição "sur" para dizer que uma coisa está em algum lugar. Nesse caso, a preposição deve obedecer alguma concordancia de gênero? Quais as regras básicas nesses casos?

Ex.:

- Sa photo est sur mom cahier (masculino; por favor, revisem esta frase para detectar possíveis erros);
- Sa photo est dans mon livre (feminino; por favor, revisem esta frase para detectar possíveis erros).

Acho que para o momento é "somente" isso rsrs.. Agradeço a atenção de todos! Muito obrigado. Abraço :D
Colabore